A melhor arma no controle de dor nas lesões ortopédicas.
A terapia através de baixas temperaturas, conhecida como crioterapia, é frequentemente usada para traumas músculo esqueléticos e terapia pós-operatória de pacientes ortopédicos. Diversos estudos demonstraram a eficácia da técnica simples e convencional de crioterapia, com bolsas de gel ou o próprio gelo, para reduzir a temperatura da pele, intramuscular e intrarticular em pacientes em condições inflamatórias.
As baixas temperaturas contribuem para diminuir o metabolismo tecidual por causar uma vasoconstrição, hipóxia, atenuando a condução nervosa e diminuindo a produção e liberação de mediadores inflamatórios, os quais são fatores que causam edema, dor e espasmos musculares.
A compressão oferece uma significativa diminuição do fluxo sanguíneo na região e com isto diminuição do edema, com um resultado muito mais eficaz que o encontrado com a simples elevação do membro.
A crioterapia com associação da compressão trás maiores benefícios, já que, uma acentua e complementa os efeitos da outra. Estes benefícios são sentidos diretamente pelo paciente, que com a diminuição de edema, melhora a movimentação, função e apoio do membro operado, consequentemente ameniza a dor e há uma menor necessidade de medicação analgésica.
A utilização do equipamento que combina crioterapia e compressão tem como objetivo uma reabilitação mais rápida no pós-operatório e de lesões traumáticas do aparelho músculo esquelético, restaurando atividade e funcionalidade normal do membro envolvido, para que o paciente retorne às suas funções cotidianas, profissionais e desportivas no menor tempo possível, e com o melhor desempenho.
Técnica aplicada aqui na Clinica da Cartilagem, Dr. Alcy Vilas Boas Jr.